Um texto expressa idéias, opiniões, pensamentos e conhecimento . Cada texto é único, pois está ligado à experiências vividas, conhecimentos adquiridos.
Ao analisar um texto devemos respeitar o nível de conhecimento de cada aluno não discriminando um texto como "certo" ou "errado", pois só se escreve bem quando se proporcionando diferentes atividades em sala que permitam a exploração de leituras diversificadas, fazendo a interpretação oral e escrita ,produzindo diferentes gêneros de textos e tipos textuais, analisando os diferentes aspectos da Língua ( oralidade e escrita ).
Um texto mal redigido é como o rubi em estado bruto: é preciso “garimpar “ a informação. Para que um texto tenha coerência e possa ser compreendido não basta que ele trate apenas de um assunto. É preciso que seus parágrafos estejam relacionados e não apresentem contradições, oferecendo ao leitor uma mensagem completa e não uma simples reunião de frases. Para isso deve ter coesão e coerência de idéias.
Durante o curso Alfabetização e Linguagem os fascículos se interligavam de forma que um complementava o outro, fonte de muito conhecimento para nossas práticas pedagógicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
concordo inteiramente com você professora, não devemos rotular as nossa crianças devemos orientalas e deixar que o mundo da leitura e escrita tome conta dela e nós apenas lapidaremos gradativamente.
Postar um comentário