segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Fábulas




Planejamento:

- Apresentação da fábula: O lobo e o cordeiro
- Leitura da fábula feita pelo(a) professor(a)
- Recontar os fatos ocorridos na história ( sequênciação0
- Entregar a história para cada aluno
- Leitura e identificação das falas ( personagens x narrador)
- Leitura dramatizada feita pelos os alunos : pontuação, entonação, expressão oral....
- Interpretação escrita da fábula: seqüência lógica dos fatos, adjetivação dos personagens, tempo verbal, moral da história...
- Reescrever a história em 1ª pessoa, contada na versão do cordeiro

O lobo e o cordeiro

Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
- Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? – disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má- criação !...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
- Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.
- Além disso- inventou ele- sei que você andou falando mal de mim o ano passado.
- Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
- Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:
- Pois, se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E – nhoque!- sangrou-o no pescoço.

Moral: Contra a força não há argumentos.

Monteiro Lobato

Interpretação


1- Escreva três adjetivos definidores do caráter do lobo e do cordeiro:
_________________________________________________________

2- O encontro do lobo e do cordeiro ocorreu onde?
_________________________________________________________

3- Leia a frase: “ Sei que você andou falando mal de mim o ano passado.” A expressão grifada permite situar a ação no tempo? Explique sua resposta:
_________________________________________________________

4- O que nos permite afirmar que o lobo e o cordeiro eram velhos conhecidos?
_____________________________________________________________

5- Enumere os argumentos usados pelo lobo para atacar o cordeiro:
_____________________________________________________________

6- A fábula apresenta um ensinamento ao leitor. Que ensinamento é este e quem o transmite?
_____________________________________________________________

Produção de texto: Reescrever a história na 1ª pessoa ( ponto de vista do cordeiro):

O lobo e o cordeiro

Eu estava tranquilamente tomando água num riacho, quando sem que eu esperasse, chegou um lobo........










Relatório de atividades desenvolvidas através da fábula: O lobo e o cordeiro


Durante a execução desta atividade notei que os alunos participaram de maneira significativa, não tiveram nenhuma dificuldade em recontar os fatos ocorridos na história.
A leitura dramatizada despertou o interesse de alguns alunos que participaram com entusiasmo. Outros ficaram tímidos e resistiram,porém ocorreu um fato importante, durante as apresentações um grupo sempre tentava melhorar em relação ao outro, o que foi bastante positivo em relação `a aprendizagem . Logo após a leitura dramatizada aproveitei para retomar alguns conteúdos já vistos como : sinais de pontuação, descrição e uso de adjetivos( personagens), tempo verbal, compreensão do gênero, intertextualidade ...
Em seguida foi realizada a atividade de produção de texto . Escrevi o início da história e mudei o ponto de vista que era de narrador observador na 3ª pessoa e pedi que eles escrevessem a mesma história na 1ª pessoa, contada pelo cordeiro. Apresentei alguns desafios que eles teriam que enfrentar durante a produção ; o primeiro deles: resolver como farão para que o cordeiro conte sua própria história uma vez que, na fábula, é morto pelo lobo. Outra dificuldade encontrada é a sequênciação correta e coerente da história no qual o aluno deve fazer mudanças de pronomes e concordância, para que o texto fique coeso e organizado.
A turma aprecia a leitura de fábulas e não apresentou nenhuma resistência às atividades propostas , realizaram as atividades com interesse e percebi que durante a escrita da história houve motivação,interesse e criatividade em contar a nova versão.

Nenhum comentário: