segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gênero e tipo textual


Quando trabalhamos com texto é importante distinguir gêneros de tipos textuais. Através de várias atividades analisamos as diversas maneiras que os autores utilizam para organizarem suas idéias, pensamentos e fatos .Após essa análise os alunos percebem e diferenciam os tipos de texto e os gêneros textuais.


Gênero textual: São realizações linguísticas concretas, definidas por proporiedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto, a maneira de organizar as idéias, à sua funcionalidade, contendo marcas linguísticas que nos leva a identificar os gêneros textuais . Com isso podemos decidir se um texto é uma carta, uma biografia, uma receita, etc. Desenvolver nas aulas de leitura e interpretação a busca dessas marcas facilitará a aprendizagem das habilidades linguísticas com objeto de análise e reflexão.


Tipo textual:designa uma espécie de sequência retórica subjacente definida pela natureza linguística de sua composição( aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbasi, relações lógicas , estilo ). Em geral os tipos textuais abrangem cerca de seis categorias conhecidas com: narração, argumentação , exposição, descrição, injunção.

Nenhum comentário: