terça-feira, 25 de novembro de 2008

Princípios de Textualidade




É importante destacar o papel do professor em sala de aula, se queremos formar bons leitores devemos proporcionar um ambiente agradável e prazeroso onde a leitura seja um elo de aprendizagem e interesse. Selecionar textos adequados de acordo com a idade, o interesse , a realidade.
Hoje um dos maiores desafios é a dificuldade que o aluno tem para interpretar textos. Ele decodifica os signos lingüísticos porém não entende a mensagem. Despertar o gosto pela leitura, selecionando textos que façam parte do cotidiano dos alunos contribui para que a prática lingüística seja eficiente em sala. Trabalhar textos como um todo, analisar os diferentes aspectos que compõem um texto isso serve de motivação para os alunos melhorem sua capacidade de escrever diferentes tipos e gêneros de textos.
Através da leitura e da produção textual, o aluno aprende a reconhecer e a usar os princípios da textualidade: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intextualidade.
A partir de textos o professor aborda diferentes aspectos da língua que precisam ser desenvolvidas em nossos alunos nas séries iniciais.


Em nossa escola foi realizado um trabalho de releitura da histórias conhecidas, despertando o gosto pela leitura e análise da história.


Coerência: sentido do texto



Coesão: concordância ente os mecanismos gramaticais e lexicais.



Intencionalidade: o que se pretende falar.



Aceitabilidade: cooperação para transmitir a informação.



Situcionalidade: adequar a situação sociocomunicativa.



Informatividade: informações, suficiência de dados.



Intertextualidade:um texto se constrói em cima do "que já foi dito"

3 comentários:

Marcélia disse...

Q chique seu blog Cris. Adorei!!!
Vou fikar acompanhando tá?
Um abraço e boas festas neste final de 2008!!!
Bjus, Gisele.

Unknown disse...

muito interessante o blog, eo assuntopostado nele. ^^.

# Super Wallace disse...

Cristiane muito bom seu blog, adorei, eu faço 1º de Licenciatura Plena em Letras, e são boas definições e de fácil acesso para nos dar uma luz, muito bom, tenha uma boa tarde.

Também sou blogueiro, entretanto meu blog não diz respeito a meu curso, caso queira saber mais a respeito acesse-o : http://www.oliveirasan.wordpress.com