segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ortografia

Para que ensinar ortografia ? Por que os alunos cometem erros de grafia? Quais são as melhores estratégias para ensinar ortografia?

O ensino da ortografia é indispensável , orientar os alunos acerca da grafia correta das palavras é uma tarefa desafiadora. O objetivo é despertar o interesse dos alunos em escrever corretamente , levando-os à reflexão.

Os alunos apresentam dificuldades ortográficas nas séries iniciais com freqüência e isso é bem compreensível pois a criança ainda precisa de ajuda para incorporar todas as facetas da escrita.

É preciso apresentar a escrita correta das palavras através de um ensino sistemático. Ensinar a ortografia como objeto de reflexão, o trabalho de revisão, reescrita e produção de textos é de fundamental importância.




Análise e identificação das principais dificuldades ortográficas dos alunos e de estratégias para superação dessas dificuldades.



Os alunos apresentam dificuldades e cometem muitos erros ao escrever um texto espontâneo. Não podemos nos assustar em nome da correção ortográfica , censurar ou diminuir a produção de textos no dia-a-dia. Devemos desenvolver no cotidiano escolar uma atitude permanente de preocupação com a eficiência na comunicação das mensagens.

Nenhum comentário: