domingo, 23 de novembro de 2008

Coesão e coerência

Diante de uma produção textual podemos analisar os diversos aspectos da Língua. Num primeiro olhar observa-se a coesão e a coerência . Coesão é a maneira como as palavras (orações) e os elementos lingüísticos estão ligados, concordância. Coerência é a harmonia entre as idéias , ou acontecimentos, que procede com lógica.
Num segundo olhar , observa-se as relações mais internas de construção de significados no texto por a argumentação, a sequenciação , ordem cronológica dos fatos e a ampliação das idéias. Num terceiro olhar detecta os problemas de natureza gramatical que conduzem a uma falta de clareza como o uso incorreto dos sinais de pontuação, o uso desnecessário de expressões, etc. Um texto expressa idéias, opiniões, pensamentos e conhecimento . Cada texto é único, pois está ligado à experiências vividas, conhecimentos adquiridos.
Ao analisar uma produção textual devemos sempre respeitar a individualidade do aluno , observando um aspecto de cada vez e não classificando um texto com "certo "ou " errado ".
Proporcionar diferentes atividades em sala que permitem a exploração de leituras diversificadas, fazendo a interpretação oral e escrita . Produzir diferentes gêneros de textos, analisando os diferentes aspectos da Língua.Através da leitura e da produção textual, o aluno aprende a reconhecer e a usar os princípios da textualidade: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intextualidade.

Nenhum comentário: