domingo, 23 de novembro de 2008

Quais as implicações da variãção linguísticapara o trabalho em sala de aula? Como trabalhar o " erro "? Qual a minha postura diante dos erros de meus


Com o tempo a língua falada e a língua escrita sofrem alterações visíveis e a noção de “erro” não faz sentido. Se observarmos a escrita (norma padrão ) de algumas palavras veremos nitidamente as transformações ocorridas com o tempo.
Em sala há uma diversidade de dialetos e como mediadores devemos trabalhar essas variedades lingüísticas sem que haja o constrangimento, mas que eles reconheçam a Língua Padrão pois é preciso estabelecer regras de uso “correto” da língua ( gramática normativa ).
Diante dos ”erros “ procuro utilizar diversos textos, exercitando sempre a leitura, a interpretação e a produção textual. Seleciono textos que explorem essa diversidade da língua ; como histórias em quadrinhos ( Chico Bento), textos com “’erros “ de grafia , sempre alertando para o fato de seguir uma língua padronizada.

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